top of page

Conclusões 

 

 No decorrer desta dissertação, e depois de convenientemente estudados os principais intervenientes de sistemas deste tipo, assim como tudo aquilo a que este se propõe e tem de garantir, foi possível:

 

  • Analisar e desenvolver um sistema particular.

 

Resultado do estudo, decidiu-se projetar um sistema de balanceamento  que tiraria partido de um braço LC como intermediário de energia e que deveria, por si só, permitir a transferência de energia entre diferentes números de células e assim concretizar o seu objetivo central: o equilíbrio das tensões.

 

  • Perceber o funcionamento e as condicionantes que um circuito LC acarreta

 

No seguimento desta decisão, o estudo de circuitos ressonantes ideais e não ideais foi parte integrante do trajeto percorrido ao longo da dissertação.

Assim, foi possível concluir que o sistema deverá ser projetado tendo em conta o seu coeficiente de amortecimento, a sua frequência de ressonância e os níveis de corrente pretendidos.

Por outro lado, foi possível delinear as principais vantagens das quais o sistema poderá tirar partido. Destas destaca-se a possibilidade

de prever com exatidão os momentos de cruzamento da tensão com o eixo das abcissas e assim tirar proveito de comutações a corrente nula.

 

  • Design de três esquemas distintos mas com propósitos equivalentes

 

Os três esquemas apresentados estão diretamente relacionados com o número de células que englobam: duas, três ou seis células em série. A cada um destes esquemas correspondem características diferentes, que os diferentes resultados evidenciam.

 

  • Destacar resultados de acordo com o regime de funcionamento da bateria, diretamente relacionado com o esquema aplicado.

 

Deverão salientar-se os resultados obtidos, para um funcionamento em regime permanente, das duas células em série que, mesmo considerando não idealidades, atingem os termos de equalização em tempos satisfatoriamente curtos. O estudo das diferentes respostas deste mesmo circuito a períodos de comutação distintos, permite concluir acerca da sua influência e motivar a estruturação de um algoritmo de controlo mais complexo. O esquema proposto para seis células destaca-se, embora que negativamente, denotando o carácter vantajoso do esquema originalmente proposto para três células, aqui confrontado com a sua extensão para a inclusão de seis. Relativamente aos resultados obtidos, para um funcionamento em regime de descarga e carregamento da bateria, evidenciam-se os que englobam um maior número de células. O esquema proposto originalmente para três células demonstra um comportamento promissor em ambos os modos. Em contra partida, o esquema das seis células mostra a sua preferência em momentos de carregamento acelerando o processo em cerca de quatro vezes.

 

  • Realizar ensaios experimentais.

 

Os ensaios experimentais, que colmatam a análise e desenvolvimento do sistema de balanceamento baseado na utilização de um ramo ressonante, permitiram validar o ambiente de simulação adotado e acima de tudo avaliar a pertinência do circuito quando aplicado a uma situação real.

 

Pode dizer-se então, e em tom conclusivo, que os objetivos propostos para esta dissertação foram cumpridos na sua maioria e que, essencialmente, se considera que o trabalho desenvolvido verá utilidade e pertinência em projetos futuros.

Trabalhos Futuros

 

Assim, do trabalho desenvolvido e descrito ao longo deste documento é possível evidenciar alguns pontos aos quais será pertinente dar continuidade:

 

- Desenvolver um algoritmo de controlo focado na procura do ponto ótimo de funcionamento (diretamente relacionado com os períodos de comutação estipulados pelos sinais de comando);

 

- Aplicar os ensaios experimentais a baterias de iões de lítio e programar uma rotina de aquisição;

 

- Estender a montagem a uma bateria de seis células e efetuar novos ensaios experimentais.

bottom of page